terça-feira, 16 de junho de 2015

Diretor teatral formado pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do sul – UFRGS, cursou especialização em Teoria do Teatro Contemporâneo e mestrado em teatro na mesma Instituição (não concluído). Desenvolve trabalho como diretor, produtor, professor, iluminador e ator. Recebeu em 2007 o Prêmio Florêncio de Melhor Espetáculo, pela Associação de Críticos do Uruguai. Já dirigiu mais de 40 espetáculos de teatro, dança e música.
É professor e foi coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica na FATO - Faculdades Monteiro Lobato, ministrou a disciplina de Técnica Teatral, na Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul- UCS, Corpo e Cultura: Ensino e criação.
Atualmente dirige o espetáculo O Cavalo de Santo, de Viviane Juguero, traduzido como Das Pferd der Heiligen, como diretor estrangeiro convidado no Theater Krefeld Und Mönchengadbach, na Alemanha. O trabalho estreia no dia 29 de janeiro de 2016 em Mönchengadbach e em 12 de abril de 2016 em Krefeld. O projeto é desenvolvido em Krefeld com elenco e equipe técnica composta por artistas da companhia estatal alemã.
Integrou o Conselho Deliberativo da Fundação Piratini TVE e FM Cultura. Foi vice-presidente do SATED-RS - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão-2009/2011 e membro do CEC-Conselho Estadual da Cultura, órgão de deliberação máxima das políticas culturais do Rio Grande do Sul, presidiu a AGACEN (Associação Gaúcha de Artes Cênicas). Integrou a CAS – Comissão de Avaliação e Seleção do FUMPROARTE da Secretaria Municipal da Cultura 2000-2001 e por diversas vezes o júri dos Prêmios Açorianos e Tibicuera, da SMC.
Em 2010 publicou o livro MEMÓRIA DO TEATRO DE RUA EM PORTO ALEGRE. Atualmente trabalha sobre nova publicação financiada pelo Prêmio FUNARTE e está concluindo o livro O Teatro de Rua no Paralelo 30 Sul – Um Olhar Sobre as Poéticas Teatrais a Céu Aberto a ser editado no primeiro semestre de 2016. É editor geral da Revista Matriz, publicação científica dedicada à arte negra brasileira e latino-americana.
Recentemente estreou Ori Orestéia, financiado pela FUNARTE Artes Negras, espetáculo baseado na Trilogia Orestéia de Esquilo, fundindo elementos da tradição afro-brasileira com mitos e arquétipos contemporâneos.

No Carnaval de 2015 estreou como coreógrafo da Comissão de Frente de Bambas da Orgia, Escola de Samba mais tradicional de Porto Alegre. Recebeu quatro prêmios por este trabalho: Prêmio Especial SETOR 1, Prêmio TamuJunto, Prêmio Camarote Cultural e Estandarte de Ouro.


Palestras e oficina

- A arte afro-brasileira e afro-gaúcha e a contemporaneidade.
- Teatro negro brasileiro: corporeidade, musicalidade e teatralidade
- empreendedorismo negro na arte e na cultura

- Teatro de rua e as tradições artísticas
- Teatro de rua contemporâneo – tradição e ruptura


- Iniciação ao teatro – evolução histórica e correntes artísticas

Contatos: jesseoliveira@bol.com.br
                55 51 84057964 e 32767964

Nenhum comentário: